quinta-feira, outubro 25, 2007

ARGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH



Eu não sou racista! Eu não sou xenófoba!

Mas eu tenho cá os meus limites. Acho que se um estrangeiro faz um trabalho melhor que um português, deve ser contratado. Agora, quando esse trabalho implica a comunicação com outras pessoas (aliás, o trabalho É comunicar com as pessoas), eu espero e exijo que o seja feito em Português e sem grandes ofensas à integridade da bela língua de Camões! Exijo!

Há uns tempos, numa esplanada, fui atendida por uma inglesa. Tudo bem. Agora quando eu peço um miserável sumo de laranja, ela me responde: "Sorry, don't speak Portuguese...", aí borrámos a pintura. Continuei a falar com ela em Português, até que ela chamou o Gerente, ou o Tio, ou fosse lá quem fosse o homem. Não me teria custado nadinha ter feito o pedido em Inglês (eu trabalho em Inglês, faço tradução simultânea técnica de Inglês!), espanhol, alemão ou mesmo em Italiano arranhado, mas não me exijam que tenha que me expressar noutra língua além do Português quando estou em PORTUGAL.

Aí há uns 5 minutos atrás, ligam-me da operadora de telemóvel 'Até já', garantiram-me que a 'minha satisfação era muito importante para eles' mas a menina que ligou nem sabia o género das palavras. Presenteou-me com frases como: 'A cobertura não tá activo lá'

Se a um português teria feito 1000 reclamações, aqui nem isso pude fazer: ela não me entenderia! A culpa não é da menina. É de quem a coloca a fazer este trabalho porque assim, se calhar, só paga metade do ordenado que pagaria a um português. A culpa é da m**** da crise que está instalada de pedra e cal neste país. A culpa é da nossa mentalidade que não muda porque o que eu deveria ter feito era pedido para falar com o supervisor dela e ele que me aturasse...

P.S.: Aos 2 ou 3 'gaijos' assumidos que me lêem: Sim!!! Estou nessa altura do mês!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

anne disse...

Foi o que mais me f*d*u quando passei férias no Algarve (ou tenho de escrever Allgarve). Era só ingleses, nos bares, cafes, mercearias, restaurantes...

Eu, no algarve, sinto que sou eu a estrangeira

AnaBond disse...

inspira, expira, inspira, expira, inspira, expira...

deixa lá... já sEmos duas na altura do mês... bah

Susana disse...

Estás nessa altura do mês, há quantas semanas?! ;)