quinta-feira, abril 26, 2007

DA LIBERDADE

Uma das coisas boas da liberdade, é que cada um a comemora como melhor lhe aprouver!

Ora depois de uma caixa de pasteis de nata (que fique registado que dividi que eu não sou ingoista = invejosa + egoísta), nada melhor para rebater que um jantarinho de favas com enchidos. Senti-me muito mais leve!

Ontem tinha que comemorar a liberdade. Era importante. É por causa desse dia que vivemos como vivemos. Que podemos escrever as barbaridades que queremos (ver comentários a isto) sem termos a policia à porta. Que podemos criticar pais, politicos, religião e tudo o que mais nos der na gana sem que por tal tenhamos que ser torturados.

É por causa desse dia que existem Gatos Fedorentos, politicos em tribunal, figuras publicas julgadas em praça pública e abstenção nas eleições.

É por causa deste dia que os nossos filhos podem dizer o que bem lhes apetece e embaraçar-nos contando na rua o que ouvem em casa.

É por causa deste dia que vivemos como adolescentes a quem foi concedida a responsabilidade de crescer: felizes por podermos fazer o que quisermos; sofrendo com os desgostos das más escolhas; sendo castigados quando infringimos as regras da 'casa'.

E é por causa deste dia que eu posso optar por desligar a televisão e optar por não ouvir discursos bacocos e optar por comemorar desgustando uma bela de uma caracolada e emborcando umas belas de umas cervejolas. É que a beleza da liberdade é o facto de podermos fazer escolhas não politicamente correctas mas que se adequam mais ao nossos gostos.

Um dia vou explicar ao meu filho o que este dia significa. Vou-lhe dizer que houve muita coisa que foi mal feita. Mas mal ou bem, as intenções foram correctas e que se ele hoje vive e cresce num país democrático (com tudo de bom e mau que isso significa) foi por causa de pessoas que se empenharam para que tivessemos uma revolução sem sangue mas com amor (talvez a única da história mundial); uma revolução que começou (como li em qualquer lado) com uma canção e terminou com flores. E isso, não há ninguém que apague.

P.S.: De referir que se continuo a este ritmo gastronómico terei que mandar alargar as portas do escritório. E ainda ouve hoje de manhã: 'Tás muito mais magra!!!' Será que tenho andado estes anos todos a fazer mal a dieta?

12 comentários:

T. disse...

oh caraças!!!! Atão nã é que ando a confundir os gaiatos??? É que o outro bébé tem o mesmo nome do teu e olhinhos azuis!!!!
E viva a Liberdade!! Beijinhos

anne disse...

Sabes que há quem considere a nossa "revolução sem sangue" uma prova da nossa fraqueza?
Eu cá acho que é uma prova da nossa sabedoria. De certeza que não há no mundo uma revolução mais bonita do que a nossa que é festejada com músicas de Zeca Afonso e com cravos no ar.
E até os turistas participam.

S.A. disse...

Ouve lá,essa do "tás muito mais magra" foi para me irritar???

Foi???? É que se foi, conseguiste!

Humpf!

S.A. disse...

(eu sei!lol!! "mas só desta vez" :p)

Salta Pocinhas disse...

se queres que te diga o que marchava agora era a bela da caracolada :D
Estes posts abrilhantados com gastronomia vão ter de acabar!!!
beijinhos

. disse...

Gostava de ter essa visão sobre o 25 de Abril. Mas já não tenho, com o devido respeito pelo acontecimento e pela sua importância na época. Gostava de outros 25 de "Abris", renovados, fortes, capazes. Hoje vivem-se outras formas de ditadura, ainda mais perniciosas porque encapotadas.

. disse...

É melhor explicar pq um comentário idêntico no Pinflas suscitou dúvidas. Tb eu tenho orgulho da nossa história e revolução do 25 de Abril. Mas o que eu quero dizer é isto, tal como respondi à Mar:

"Talvez não me tenha explicado bem, de facto. Acho apenas que nos esperam outras lutas, travadas no dia a dia. É tempo de luta. Há muitos Salazares por aí, ainda. A censura está viva e em força, mas muito mais mascarada e, portanto, mais perigosa. Vivo-a quase todos os dias. O 25 de Abril é sempre. O exemplo que nos deixaram deve estar vivo e presente em todos os momentos. Deve ser de todos. O feriado em si não me diz grande coisa, entendes? A data original sim. O legado também. Tantas comemorações por aí, a soarem a falso, a obrigatório. Pensei que me percebesses. O meu lirismo às vezes dá azo a outras interpretações. Que futuro deixaremos aos nossos filhos? Não sei. Eu cá vou tentar apenas passar-lhe os valores e princípios para (re) construir o tal Portugal que tanto amo".

melga meiguinha disse...

Ainda bem que a menina, embora novinha, dá valor ao que o 25 de Abril nos trouxe.
E pode crer que era muito difícil viver no tempo da outra senhora.
Diga-me como é que consegue estar magra com esses "petiscos" todos.

Beijocas.

scaf disse...

olh'a magraaaaa!
humpf
(já agora, chamar barbaridades aquela troca de ideias inteligente, acho de muito mau gosto! :P)

Mae Frenética disse...

Eu ca gostava q neste 25 de Abril se tivesse falado mto pouco da extrema direita, mas de facto, ela está aí... mesmo q seja so pra chatear.

Nos festejamos o 25 de Abril. Sempre.

Tita Dom disse...

Grrrrrr, são 11:11 e não é que marchava um prato de favas Hummmm, até me cresce água na boca! Lolll, e a seguir uns pateis de nata, ainda anda por ai algum???

InêsN disse...

só agora li este post...

adorei o último parágrafo :)