sexta-feira, junho 30, 2006
DIA DE FESTA
E PARA ACABAR QUE JÁ TOU INDISPOSTA...
1. Todos têm direito ao ensino com garantia do direito à igualdade de oportunidades de acesso e êxito escolar.
2. Na realização da política de ensino incumbe ao Estado:
a) Assegurar o ensino básico universal, obrigatório e gratuito;
b) Criar um sistema público e desenvolver o sistema geral de educação pré-escolar;
c) Garantir a educação permanente e eliminar o analfabetismo;
d) Garantir a todos os cidadãos, segundo as suas capacidades, o acesso aos graus mais elevados do ensino, da investigação científica e da criação artística;
e) Estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino;
f) Inserir as escolas nas comunidades que servem e estabelecer a interligação do ensino e das actividades económicas, sociais e culturais;
g) Promover e apoiar o acesso dos cidadãos portadores de deficiência ao ensino e apoiar o ensino especial, quando necessário;
h) Proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades;
i) Assegurar aos filhos dos emigrantes o ensino da língua portuguesa e o acesso à cultura portuguesa;
j) Assegurar aos filhos dos imigrantes apoio adequado para efectivação do direito ao ensino.
ALGUÉM ME EXPLICA?
ONDE É QUE VIVEMOS, SENHORES????
Educação, prémios de seguros e energias renováveis são alguns exemplos
As Finanças estão a ponderar o fim de vários benefícios fiscais. O grupo de trabalho que está a estudar formas de simplificação fiscal propõe a eliminação de várias deduções à colecta no IRS. Em causa estão despesas com educação, gastos com lares, prémios de seguros e energias renováveis. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios.
Segundo o Jornal de Negócios, os fiscalistas consideram que os impostos devem servir de base para as políticas sociais e redistributivas. Por isso propõem o fim de todos os benefícios fiscais que não sirvam para estimular poupanças para a reforma.
quarta-feira, junho 28, 2006
BEM-VINDA BIOBINHA JR.
PARA LONGAS CONVERSAS
AMIGOS MAIS À MÃO DE SEMEAR
O AMIGO FAVORITO DO ALIEN
NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA
O MELHOR BEIJO DO MUNDO
Comecei a aperceber-me que se lhe pedisse beijinho, ele entreabria a boquita e esticava-se todo. Fiquei toda eufórica: o Alien já dava beijos!
Passado uns dias percebemos onde ele foi aprender a avaria. Ao final da tarde, o Super-Pai vem ter comigo com ele ao colo para lhe ir dar banho e chega ao pé de mim e diz ‘beijinho’. Eu lá osculei o Super-Pai e quando olho para o piolho lá está ele de beiçola esticada à espera do seu beijinho também.
Ele já há uns tempos que andava fascinado com os nossos beijos. Cada vez que nos via dar um beijo, riiiiiiaaa… Afinal andava era a estudar!!!
domingo, junho 25, 2006
COM ESTA CLAQUE NÃO PODIAMOS PERDER!!!
Digam lá se não tem um biquinho lindo???? Tudo que é gaija vai querer dar beijinhos!!!!
E a quantidade de cabelo? Lembram-se de como era carequita? E agora já tem uma crista e tudo!!!! Deve ter sido da papa...
Repararam que bem que eu fiz os links??? Demorou mas consegui graças aos vossos ensinamentos, claro.
sexta-feira, junho 23, 2006
OKAY JÁ CHEGA!!!!
Quando me apercebi que Portugal ía jogar contra a Holanda passaram-me dois pensamentos pela cabeça:
1º Espero que ganhemos para que um-senhor-que-eu-cá-sei-e-que-por-acaso-me-paga-o-salário ver o que é bom para a tosse!
2º Foi uma imagem (conseguem adivinhar em quem estava eu a pensar????)... E foi a seguinte:
A MINHA PREOCUPAÇÃO AUMENTOU
AINDA NÃO É AGORA...
- Porque chegamos a casa e levamos-te para o jardim onde nos obrigas a andar atrás do pastor alemão para lhe fazeres festinhas e lhe enfiar a mão dentro da boca enquanto dás gritinhos de contentamento e o desconcertado canídeo tenta fugir de ti a 7 pés;
- Porque andas só de fraldinha e t-shirt e posso beijar-te cada refego quando bem me apetece;
- Porque podemos ficar lá fora até tarde sem me preocupar se apanhas frio ou vento;
- Porque podemos por a cadeirinha na rua e podes ficar longos minutos a descobrir as árvores, arbustos e flores;
- Porque podemos deixar-te brincar no banho durante muito tempo e tu adoras chapinhar com a tua baleia, peixe e estrela do mar;
- Porque posso abraçar-te e sentir a tua pele contra a minha e essa é talvez a melhor sensação do mundo;
- Porque estou desejosa que chegue amanhã para te levar para a piscina ou para a praia. Desejosa como só me lembro de estar em criança em véspera de ir para a praia ou em véspera de qualquer outro acontecimento emocionante.
Sempre adorei o Verão, mas este estou a adorar mais do que todos!
DAQUI A POUCO...
MAIS UMA PISTA...
O MISTÉRIO ADENSA-SE...
quinta-feira, junho 22, 2006
ALGUÉM ADIVINHA PORQUÊ?
Como, Deus meu, como será que se irá passar?
Como é que eles vão fazer?
Alguém adivinha com o quê?
terça-feira, junho 20, 2006
O TUGA PIQUININO
Pois, ....
Até parece que lá em casa somo uns doidinhos por futebol, o que não corresponde de maneira nenhuma à verdade, mas gostamos de apoiar a nossa Selecção, até podemos dizer que são praticamente os únicos jogos de futebol que vemos.
Porque qualquer desporto sabe de uma maneira diferente quando quando a equipa ou pessoa representa este nosso pequeno País à beira mar plantado, e aposto que não existe uma pessoa só que não fique com os cabelinhos em pé de cada vez que se ouve o Hino Nacional.
E o nosso Tuguinha lá assiste aos jogos a sofrer como os pais sofrem, ....., bem ......, pelo menos enquanto consegue manter os olhinhos abertos, porque quando chega o soninho, não há Portugal que o acorde.
terça-feira, junho 13, 2006
CADÊ A TOLERÂNCIA DO ESPÍRITO TUGA?
1º Não faço a mínima ideia do motivo pelo qual me apetece escrever sobre este tema, excepto o facto de ler muito disparate.
2º Vou mesmo falar de futebol (mas não só). Se não quiserem ler desliguem… AGORA!
Andámos meses a prepararmo-nos para apoiar a selecção. Comprámos bandeiras, lenços, camisolas – o incansável Eusébio assinou centenas de camisolas por esses Continentes afora – pintámos a cara e sentámo-nos para assistir.
Ao fim de 4 minutos dançávamos de felicidade. Ganda Pauleta! Ao fim de meia-hora todos os jogadores estavam a ser assobiados, vaiados e insultados.
O que é que se passou assim de tão grave para de adeptos apoiantes ferrenhos passarmos a críticos acirrados? A selecção não nos deu o espectáculo que desejávamos. Defraudaram as nossas expectativas. Feios!
É essa a nossa mentalidade e isso entristece-me. Os jogadores nunca nos prometeram um show de bola. Prometeram dar o seu melhor. Se aquele é o seu melhor quem somos nós para criticar?
O grave é que isto não se passa só com a selecção. Todos os dias assistimos a exemplos de como se passa de bestial a besta e vice-versa em menos de um fósforo e isso é que me revolta.
Que tal praticarmos um pouco mais de tolerância e menos de despotismo e arrogância?
Eu tenho as maiores expectativas em relação ao meu filho, será que um dia o criticarei porque ter Bom não é o mesmo que ter Muito Bom? Espero que não…
sábado, junho 10, 2006
AO MEU LADO NO CONCERTO...
"Era só a ti que eu mais queria
Ao meu lado no concerto nesse dia
Juntos no escuro de mão dada a ouvir
Aquela música maluca sempre a subir."
Mais um concerto para bebés. O próximo é só em Setembro. Se ele dá estes abracinhos à mãe nos concertos, imagino o que fará às futuras namoradas!
Mães da blogosfera, escondam as vossas piolhas. Quem avisa, amiga é!
P.S.: Ó abracinho gostoso!!!!!!!!!
sexta-feira, junho 09, 2006
quinta-feira, junho 08, 2006
SOBRE MAUS-TRATOS (FINALMENTE)
D.R. (Depois do Rafael) o sentimento mudou, não que tenha mais pena ou mais raiva, mas tenho medo. Um medo incrível de que o meu piolho me seja sonegado e que possa depois sofrer esses horrores. Um angústia enorme enche-me o peito só com esse pensamento e só com dificuldade consigo controlar as lágrimas quando simplesmente imagino que é o meu menino no lugar desses tantos meninos.
A única coisa que desejo é que se por algum trágico motivo algum dia, me sejas tirado, que seja para que alguém te ame tanto ou mais que eu. Por favor...
A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR
O NOTÍCIA DE HOJE
O CONTEXTO - 14.12.2005
terça-feira, junho 06, 2006
ANONYMOUS - PROCURA-SE
SOBRE A AMAMENTAÇÃO
No meio de toda a polémica que aí anda sobre a amamentação, havia algo que me andava a intrigar – sim, eu andei distante mas ia cuscar os vossos blogs, de vez em quando – de onde viria a expressão “até às calendas gregas”.
Sim, minhas lindas, isso é que me andava aqui a causar fernicoques. Porque quando à amamentação, há umas expressões que se usam cá por casa e que se aplicam direitinhas a esta polémica:
1ª) As opiniões são como as vaginas: cada uma tem a sua e dá-a quando e a quem quer!
2ª) “A nossa liberdade termina onde a liberdade do próximo começa!”
3ª) “Posso não concordar com o que dizes mas lutarei sempre para que o possas dizer!”
Agora interpretem como bem vos aprouver, que a única coisa que me anda aqui a preocupar no facto do Alien só ter mamado em exclusivo 1 mês, é o facto da Horas Vagas ter referido que a pila dele pode ser mais pequena do que o normal… TOU A BRINCAR!!!! (ainda me vêm aqui comer, por causa da brincadeira…)
Vamos mas é ao que realmente interessa. Depois de alguma investigação, cheguei às seguintes conclusões:
Calendas: do Latim. Calenda s. f., o primeiro dia de cada mês entre os Romanos, na antiguidade.
Quem vinha à procura de mais mamas, lamento mas terá que se contentar com a pila do Alien (de tamanho normal, digo eu!!!) e com alguma “cóltura”!
FINALMENTE DE VOLTA E CHEIA DE AMOR PARA DAR!!!!
Tudo isso serviu para confirmar a minha convicção de que se podem ter ‘amigos’ que nunca vimos nem ouvimos, mas que têm sempre uma palavrinha gostosa nos momentos em que dela precisamos.
Quanto aos amigos de carne e osso que também por aqui andam, OBRIGADA!!!
Mas o meu carinho e amor incondicional vai mesmo para os meus homens, que me apoiaram, me acarinharam e se ‘desenmerdaram’ – pardon my french – e que tinham sempre o cuidado de limpar o chão da casa-de-banho depois do Alien fazer o seu chapinhanço diário!!!!
E especialmente para o Super-Pai (que o Alien ainda não fala!) que todos os dias me dizia que não era uma má mãe por ter abraçado este projecto e que o filho me amava mais por isso; por ser mãe, mulher e profissional. Se isto não é amor, não sei que será…
Embora isto provavelmente não interesse a ninguém, o trabalho foi elogiado e aclamado como muito profissional. E por isso fica aqui também o obrigada à equipa que trabalhou comigo e que provavelmente não irá ler isto mas é o meu agradecimento público.