terça-feira, junho 13, 2006

CADÊ A TOLERÂNCIA DO ESPÍRITO TUGA?

Antes de começar devo fazer umas pequenas ressalvas:

1º Não faço a mínima ideia do motivo pelo qual me apetece escrever sobre este tema, excepto o facto de ler muito disparate.

2º Vou mesmo falar de futebol (mas não só). Se não quiserem ler desliguem… AGORA!

Andámos meses a prepararmo-nos para apoiar a selecção. Comprámos bandeiras, lenços, camisolas – o incansável Eusébio assinou centenas de camisolas por esses Continentes afora – pintámos a cara e sentámo-nos para assistir.

Ao fim de 4 minutos dançávamos de felicidade. Ganda Pauleta! Ao fim de meia-hora todos os jogadores estavam a ser assobiados, vaiados e insultados.

O que é que se passou assim de tão grave para de adeptos apoiantes ferrenhos passarmos a críticos acirrados? A selecção não nos deu o espectáculo que desejávamos. Defraudaram as nossas expectativas. Feios!

É essa a nossa mentalidade e isso entristece-me. Os jogadores nunca nos prometeram um show de bola. Prometeram dar o seu melhor. Se aquele é o seu melhor quem somos nós para criticar?

O grave é que isto não se passa só com a selecção. Todos os dias assistimos a exemplos de como se passa de bestial a besta e vice-versa em menos de um fósforo e isso é que me revolta.

Que tal praticarmos um pouco mais de tolerância e menos de despotismo e arrogância?

Eu tenho as maiores expectativas em relação ao meu filho, será que um dia o criticarei porque ter Bom não é o mesmo que ter Muito Bom? Espero que não…

7 comentários:

S.A. disse...

Mas o português é mesmo assim... Só nos resta a esperança na nova geração que estamos a criar. No fundo depende tudo de nós.

Repolha disse...

Sabes que no dia do jogo falava-se aqui disso. Da forma como a bandeira é usada antes do jogo e durante o mesmo. E como pode ser incendiada por um jogo de bola.
Gosto de futebol, gosto de ver, de ir à bola, de ver na tv, de ouvir na rádio... E lembro-me de ter ganho este gosto a ver jogos da "50ª" divisão - aqueles em que os jogadores jogam mesmo por amor à camisola porque não ganham um "tusto". Divirtiam-se, simplesmente. E os espectadores também...
Sobre as espectactivas, elas têm dessas coisas - criam-se desejos, projectam-se imagens e tudo o que fuja a esse "ideal" é suficiente para passar de bestial a besta - num fósforo como bem dizes. E isto é válido para tanta coisa... Mas às vezes é bom (mas isto já é outro assunto). Se vais criticar o teu filho? Não sei. Depende do que esperas dele, não é? E depende tanto de se ter consciência das capacidades de cada um. Quando se é mãe não sei se isso será fácil: de ver as limitações dos nossos filhos. Também espero vê-las e de principalmente não cair no lugar-comum de querer que ela seja melhor do que o vizinho do lado. Se vamos conseguir, acho que só o tempo o dirá.
E agora vou comer sopa!!!

Salta Pocinhas disse...

Portugal no seu melhor...
beijinhos grandes

Mae Frenética disse...

Não comento futebol, até pq nem vi o jogo...
OK, matem-me, esfolem-me, insultem-me, mas eu não gosto mesmo nada de futebol... :P
(estive no blog, pronto, estou perdoada??)

Luísa disse...

Neste país passa-se de bestial a besta numa questão de segundos...

Beijinhos

Carina disse...

Concordo. Se queres que te diga, não sou grande adepta da selecção. Não tenho bandeiras penduradas na janela ou no carro, n compro camisolas nem lenços nem nada disso. Mas faço o meu papel, torço sempre para que Portugal ganhe. E como disse o Figo e muito bem, nesta fase interessa ganhar, seja por um ou por 5 golos, os pontos vão ser sempre os mesmos, logo, o porquê de tanta agressividade?! Até o Brasil ganhou por uma bola e nem por isso vemos os brasucas por aí todos amuados a exigir mais e mais.
Mas apesar disto tudo, acho que a equipa tem de melhorar... isto porque vai encontrar (se tudo correr bem, claro) equipas bastante fortes e com um jogo bem mais agressivo pelo que, se Portugal quiser continuar no bom caminho, não pode jogar como fez com Angola. Mas mesmo assim, nem por isso os critico, afinal de contas, eu sou só uma "treinadora de bancada" como tantos outros que andam por aí. Apenas não insulto por os jogadores de Portugal, não serem todos Ronaldinhos, Zidanes e afins, sempre no seu melhor.

Beijinho

Ck in UK disse...

Olha estive a ver agora o jogo da inglaterra e tenho um post sobre isto na cabeca. vai sair qdo acabar as cronicas das ferias. Mas tens razao, e o que te digo. Como sempre, alias!