terça-feira, dezembro 11, 2007

DIZEM POR AÍ…

(sim, porque eu ando completamente por fora!!! Dia: trabalho Noite: escolinha e/ou compras de Natal Fim-de-semana: Pai… É um verdadeiro milagre genético ainda estar em pé quanto mais andar informada!!!!)
Que há uma grande polémica por causa de uma proposta para cobrar 5 cêntimos pelos sacos plástico dos supermercados.

Hummmm… Tenho sempre algumas dificuldades em falar de meninas ambientais e governo tudo na mesma frase…

Aliás, tenho grandes dificuldades em estar neste país e falar em reciclagem e tudo e tudo e tudo.

Passo a explicar: como querem que eu me sinta uma pessoa que vive num país que tem preocupações ambientais quando nem rede de esgotos existe no sítio onde moro?

Como querem que eu faça separação do lixo e reciclagem quando não existe rede de água? Quando mensalmente gastamos cerca de 200 euros para encher a cisterna e podermos ter água canalizada?

Por acaso, apesar de todas as desgraças que vejo por este país afora ainda tenho consciência social e até concordo que deveriam pagar-se os saquitos que eu bem vejo, às vezes, as senhoras a abarbatarem-se aos molhos de sacos no supermercado. Mas eu, por exemplo, vou continuar a comprá-los. Dão-me jeito para enfiar as fraldas fedorentas do meu filho, para o lixo, para a areia do gato, para tantas coisas…

Outra coisa, irritam-me os argumentos que usam comparações com outros países; quando me derem os salários e as regalias desses países, aí podemos falar mas enquanto os nossos velhinhos continuarem com reformas de 100 e 200 euros, desculpem-me lá mas não estou para comparações.

Agora, porquê 5 cêntimos? Eu compro sacos naquele supermercado que começa por L e termina e L e que no meio tem ID e são bem maiores que aqueles que oferecem e só custam 2 cêntimos?????

E além disso, eu quero saber para onde vão os meus 10 escudinhos/saco!!!! Porque se for para empregar algum marmanjo filho de gente importante compro sacos do lixo no tal supermercado começado por L e vou aos outros superes com um trolley cor-de-rosa bem giro que vi no Gato Preto!!!!
Adenda: Meus lindinhos, eu não moro no fim do mundo. Fora das grandes áreas urbanas, há muitas zonas do nosso lindo paraíso à beira mar plantado que não têm redes de esgotos e/ou de água.

Existem coisas como ‘fossas sépticas’ (que se bem sei, são coisas pouco ecológicas mas que o governo nada faz para acabar com elas) e cisternas que são abastecidas por camiões por pessoas que cobram exorbitâncias pelo m3 de água.

E quando o governo me fala em 5 cêntimos por cada saco plástico, eu não consigo deixar de pensar que as ligações à rede de esgotos e água da minha zona estão feitas há 6 meses, só que ninguém as põe em funcionamento. Constou-me que as ligarão próximo das eleições autárquicas (o que será mera coincidência, obviamente).

E penso que deixaríamos de poluir o solo, nós e mais umas dezenas de pessoas só naquela zona, e que talvez isso fosse mais proveitoso ecologicamente do que cobrar dinheiro por sacos plásticos. Mas como é óbvio, isso não seria vantajoso politicamente nesta altura, sê-lo-á muito mais quando alguém quiser ser reeleito. Por isso, desculpem-me se tenho sérias dúvidas acerca da honestidade das intenções por trás do dinheirinho pelo saquinho plástico.

4 comentários:

CGM disse...

200 euros em agua?
Não há rede de esgotos nem de água? Eu sou mesmo ignorante em relação ao nosso pais!

Mas acho gira a ideia do trolley, moi de je também tem um, mas veio do Mini-preço. E sim, muita transparência para onde vai o dinheirinho, mas eu cá estive a pensar, e se me derem um bom emprego nem me importo que a coisa seja assim pró turvo.

Susana disse...

E mai nada! Só quem tá em sitios como tu é que sabe. Palavra de algarvia...
E ó, tou contigo e não largo. Vamos as duas de trolley cor de rosa, para fazer furor.
Só tu, para expor as coisas desta maneira, criatura...

Filipa disse...

E quem fala assim...
Concordo plenamente contigo.

AnaBond disse...

pior sabes o que é?
são os mesmos gaijinhos que nos querem meter a beber cafés e meias de leite e coisas assim de copinhos de plástico nos cafés (sim, leste bem) e que tudo o que seja vendido tenha de vir embalado e com datas de validades (lá se vão os pães frescos e os bolinhos quentinhos de manhã nos cafés).
e onde cabe a ecologia aqui? nos copos de plástico e nos sacos de plástico para todos os bolinhos e pãezinhos e afins.

são coerentes... sempre foram.