quinta-feira, abril 03, 2008

OS VELHINHOS

Quando o meu Alien foi para a escolinha actual, eu fiquei toda entusiasmada por ter um lar acoplado. Achei que a ideia era boa: crianças e velhinhos a partilharem o mesmo espaço. As crianças a serem acarinhadas e a ouvirem histórinhas daqueles que provavelmente não tinham oportunidade de as contar aos seus próprios netos; os velhinhos a ganharem novo ânimo face ao entusiasmo das crianças.

Depois pensei de mim para mim: estou tramada! É que eu tenho um certo íman para as criaturinhas acima dos 65 e abaixo dos 5! Sendo que as acima de 65, tendem a contar-me toda a sua história de vida.

O que eu não sabia é que o sacaninha do Alien vem com o mesmo íman! A criatura não se digna a dirigir a palavra a nenhuma das auxiliares ou das educadoras quando chega. No entanto, se se cruza com qualquer velhinho do lar, todo ele é sorrisos e “B’dias”.

Resultado, já tivemos de tudo: o Sr. Xico que é o mais antigo do lar e tem mais ferros no corpo do que ossos; a senhora de preto que chora quando ele lhe sorri e os filhos não lhe levam os netos para ela ver. E isto sempre de manhã, quando tenho os minutos todos contadinhos, mas que por algum motivo sou incapaz de lhes cortar o pio, o que resulta sempre em atrasos na chegada ao trabalho. E as conversas acabam invariavelmente com o sorriso do Alien e um adeus entusiástico ao velhinho.

Aliás, o ex-libris (o latim, Rodrez, o latim…) desta situação foi mesmo numa pastelaria em que me sentei numa mesa e na mesa ao lado se senta uma velhinha (não sei que idade tinha, mas tinha estado casada 52 anos com o mesmo homem e era viúva há 12…). A criaturinha pequena que estava comigo começa a lançar sorrisos e ‘xaus’ à senhora. A senhora a derreter-se. Às tantas, a empregada traz a torrada da velhinha. A míni-gente salta da cadeira e diz: “Oía, mãe. Pão. Xau.” E vai abancar na mesa da senhora.

Eu tentei tirá-lo, disse-lhe que lhe comprava uma torradinha, a velhinha vira bicho (a capacidade que estas avozinhas têm de nos pôr no lugar!): “Mas é que nem pense nisso! Deixe o menino. Vamos comer a torradinha que dá bem para nós 2! Fazes-me companhia.”

E lá ficou ele palrando com a senhora enquanto dividiam a torradinha e ela me contava a história da vida dela. Quando acabaram o pequeno-almoço, ele salta para cima da mesa, pespega-lhe um beijo e um sorriso.

Tentem lá vocês arrancar-lhe um beijo e um sorriso para verem o desprezo que ele vos dá. Esperem pelos 65, se quiserem.

Agora digam-me lá, quem sou eu para tirar estas pequenas alegrias aos velhotes?

7 comentários:

Mae Frenética disse...

E fica-lhe tao bem, essa ternura!!!

(tas safa, qdo chegares a essa idade!!!)

CGM disse...

És um doce, e passaste isso ao miúdo.

. disse...

Que maravilha. Até me emocionei, acreditas? Por acaso acho que as crianças assim ternurentas levam um fiozinho de luz a essas pessoas mais solitárias... Luz de Estrelas

Rodrez disse...

Desculpem mas vou acabar com a ternura que este post pode suscitar...

A coisa é simples, é que os velhotes (sim eu tb espero lá chegar, calma) no fundo são as pessoas que mais se aproximam das crianças.

No fundo o teu Alien vê-as como pessoas da mesma espécie só que com cores menos alegres no corpo e com a pele um pouco mais enrugada.

No fundo, e agora que sabes latim:

"pares cum paribus facilime congregantur"

e se não sabes assim tanto de latim vai ao dicionário de tuga da porto editora (2004).

:-P

Susana disse...

Que coisa mais doce!
Quando for aí vou mascarada de velha, para ganhar uma beijoca...
Coisinha mai linda...

Paula Silva disse...

este post tá divinal ...parabéns pela meiguice do teu aliien
Bjinhos
paula

Amélia do Benjamim disse...

Que ele seja sempre assim e que haja sempre velhinhas felizes e disponíveis para eles.
Aqueceu-me o coração, este post!
Beijinha!
;)