terça-feira, dezembro 04, 2007

UM JOGO...

À conta de um 'reclamamento' no post dos 2 anos, lembrei-me de inventar um jogo (como não tenho nada que fazer nem estudar, tenho tempo de sobra!!!!).

Então é este o desafio:

Eu vou descrever um(a) de vocês em 5 frases e acrescentar uma foto que ilustre como imagino essa pessoa. Depois é só deitarem-se a adivinhar. Têm 72h para descobrir, ao fim desse tempo, eu revelo. A pessoa descrita terá depois que fazer a mesma coisa em relação a outra pessoa. Acho que é capaz de ser engraçado saber como nos imaginam e que foto é escolhida para ilustrar essa pessoa.
A minha amiga secreta:
1. É maquiavélica e eu gosto e tão 'má' mãe como eu. Imagino-me a engendrar dezenas de planos maquiavélicos para dar cabo do canastro dos fedelhos com ela.
2. É amiga até debaixo de água. Já deu para ver que se precisarmos, ela aparece e não se encolhe perante as adversidades.
3. Anda a aprender aquilo que adoraria saber fazer. Ai o que eu gostava de coser à máquina!!!! Me ensina, vai!!!
4. O blog dela tem sempre informações úteis e/ou de carácter solidário e só por isso toda a gente devia ler.
5. Confesso que a li há bastante tempo mas depois deixei. Por vezes, parecia-me arrogante e por isso 'abandonei-a'. Voltei, obviamente, com o rabinho entre as pernas e hoje sou fã incondicional. É um dos defeitos da palavra escrita, cada um lê-a de forma diferente. A menina não só não é arrogante, como pelo contrário é fófissima.
E é assim que a visualizo quando penso nela. Desculpinhas se a foto não é tão ilustrativa dos teus atributos quanto deveria ser, mas a imaginação é algo incontrolável!!! ;o)

COMO DETECTAR NÍVEIS DE CANSAÇO...

Sinal mais do que evidente de MUITO cansaço:
Passar a tarde toda numa reunião de management, na 1ª linha de visão dos oradores, de perna traçada e chegar a casa e descobrir que a nossa 'escolha' de peugâme foi a que se pode ver abaixo!!!!!

Não me perguntem como é que isto aconteceu que eu não sei. E cheguei a casa, calcei as pantufas e só dei conta quando fui ao quarto e vi uma meia azul escura e uma rosa em cima da cama (os respectivos pares das que estavam nos meus delicados pézinhos).
"Nemo? Bonito nome!!!" (Dory in À procura de Nemo)

sexta-feira, novembro 30, 2007

E A QUANTIDADE...

De assuntos que eu consegui misturar no post que não ía escrever???

Apre... Spooky...

DO AMOR E OUTRAS DOENÇAS

Agora que o meu 'protégé' descobriu:
1. Que eu tenho um blog;
2. Que o seu sentimento que-não-é-ainda-amor-tás-a-ver-é-prematuro-falar-assim é aqui mencionado ao de leve.
Tornou-se um frequentador assíduo do estaminé e azucrina-me o juizo quando aqui chega porque não tem literatura nova.
O moço sabe lá a canseira que é isto de ser mãe, solteira em part-time, trabalhadora estudante e conselheira sentimental?????
Principalmente, quando o mini-xavalo decide acordar quando cheguei das aulas e 'fazer o amor' com o meu juizo até quase às 4. Altura em que o enfiei na minha cama, de onde ele estava constantemente a fugir mas também berrava quando o punha na dele, e lhe fiz uma dissertação sobre a escuridão vigente no mundo (pelo menos no nosso fuso horário) e que isso era sinónimo de ó-ó!!! (cá para mim o puto, hoje às 6 tira o sapato e pede o pijama!)
Nessa altura, decidiu que se era para o ó-ó, tinha que ser agarradinho à mãe. Não há condições!!! Eu às vezes acho que se fosse uma gaijita de vida sossegada, era top model. É que mesmo com esta falta de qualidade vida, eu consigo que ninguém me diga que tenho mau aspecto!
Portanto, 'protégé' fófinho, a tua Marquesa de Merteuil* hoje mal pode com uma gata pelo rabo quanto mais escrever posts... Ops, acabei de escrever um... ;o)
* Personagem de Les Liaisons Dangereuses (As Ligações Perigosas), romance epistolar do século XVIII, da autoria de Choderlos de Laclos e publicado em 1782. Para quem não gosta de ler, ver a versão realizada por Stephen Frears de 1988 com Glenn Close, Michelle Pfeiffer e John Malkovitch brilhante numa cena onde repete até à exaustão a frase: 'It is beyond my control...' E mais não digo.

quinta-feira, novembro 29, 2007

2 ANOS...

No dia 25.11 (passado Domingo), este estaminé comemorou o seu segundo aniversário.

Como não tenho pc em casa (porque Net tenho, falta é o pc), não escrevi o post no próprio dia.

2 anos… É muito tempo. Quando esta aventura começou, a maior aventura da minha vida tinha 6 semaninhas, hoje responde-me torto quando lhe apetece e eu ensino-lhe a dar beijinhos com barulho em vez de dar só a bochecha para receber. Todos os dias temos uma aulinha destas.

Nestes dois anos de blogosfera, falei com muita gente, ganhei afinidades, perdi contacto com algumas pessoas mas o saldo foi sempre positivo.

Mas tenho que aqui falar de 3 pessoinhas em particular e desde já peço desculpa a todas as outras freguesas por só referir 3 mas vocês são tantinhas (e tantinhos) no meu coraçanito que se fosse falar de todos amanhã ainda estava a escrever este post e vocês tinha que imprimi-lo para ser leitura de mesa-de-cabeceira nos próximos 6 meses.

1ª Referência -
Rita Q.: Foi a 1ª blogoamiga a comentar neste espacinho e foi também a minha inspiração para criar um blog. O facto de já a conhecer (por interposta pessoa) há ‘milhares’ de anos serviu apenas para confirmar que as pessoas nos blogs podem ser iguais ao que são na vida real. Acho que ela agora já não passa por aqui, mas terá sido sempre a 1ª.

2ª Referência -
A Frénezinha: a constante e fiel Frenética. Há 2 anos que me visita. ‘Vi’ o P. dela a crescer, tinha cerca de 8 meses quando ela começou a ‘passar’ por aqui, agora estão um grandão que vai à escolinha e lhe dá cabo do juizinho como convém. ‘Vi’ o P como filho único e agora vejo-o como a aspirante a mano mais velho. Não me digam que longe da vista longe do coração, que eu nunca lhes pus a vista em cima e quero-lhes tanto bem como quero aqueles que sempre conheci. Ou não tivesse eu ficado com ‘um cisco no olho’ assim que li que a gaijita ir ter mais rebento!!! Volta sempre, amiga! E que daqui a 20 anos aqui estejamos a falar mal das namoradas deles…
3ª Referência - A minha Maggy. Existia na minha vida antes de eu saber dela em blogs. Dizia-lhe bom dia todos os dias quando deixávamos os putos na escolinha, trocávamos ideias curtinhas e um dia apareceu-me por aqui adentro. Lia-me mas não sabia que eu era aquela miúda gira e charmosa (cof, cof, cof) que ela encontrava todos os dias na creche. Acho que é a única que eu conheço fora do virtual. E confirma a minha opinião: ser amiga aqui, é ser amiga em carne e osso também.

A toda(o)s a(o)s outra(o)s que este planeta visitam, só posso dizer que penso em vocês como penso nos meus amigos de carne e osso. Fico a matutar em posts tristes e vagos, riu de gargalhada com as vossas peripécias, comovo-me com os desaires que as vidas têm.

Como é que eu posso dizer que vocês são importantes? Sei isso porque mesmo nunca vos tendo visto me tocam, fazem parte da minha vida. Porque sei que se amanhã acordasse e todos vocês tivessem saído da minha vida, eu iria ficar mais pobre, mais triste, mais vazia e com um coração partido.

quarta-feira, novembro 28, 2007

ESTATISTICA

Penso que ontem pelas 21 horas foi público e notório que as probabilidades de eu entender a matéria de Economia Politica – e, consequentemente passar à cadeira - são iguais ou inferiores às probabilidades de ser nomeada administradora da minha empresa dentro dos próximos 6 meses;

e/ou

Iguais ou inferiores às probabilidades de ganhar no Euromilhões e não ter que me ralar mais com esse assunto.

terça-feira, novembro 27, 2007

EXCERTOS DE UMA MENTE CADA VEZ MAIS PERIGOSA

“Artigo 280, nº 2. Nulidade de lei por exposição… Ai que me esqueci de cortar as unhas ao miúdo! Vou aproveitar que o xavalo está a dormir e fazer-lhe a manicure.”

5 Minutos e 10 unhas depois:

“Okay vamos lá… Artigo 6: o desconhecimento da lei… Não gosto mesmo nada dos Sopranos… Quer-se dizer não é gostar, mas nunca entrei na dinâmica da série… E o Gandolfini… PAROU! Concentra-te! O desconhecimento da lei ou sua ignorância não isenta… E se eu fosse fazer um chocolatinho quente? Ganda ideia…”

10 Minutos, 1 chocolate quente e 1 cigarro depois:

“As fontes do direito são… As batas!!! Esqueci-me das batas na máquina de secar. Vão ficar todas engelhadas e vou ter que as passar a ferro!!! Ah não… Já as tirei quando fui cortar as unhas do gaijo… As fontes do direito são várias, oh se são, era engraçado se eu me lembrasse delas… Aposto que estão aqui algures… Olha o livro que eu ando a ler… Isso é que era, enrolar-me aqui na mantinha a ler algo que não as fontes do direito. Não… Concentração, muita concentração nesta hora! Eu precisava era de um portátil para passar as aulas e ficar tudo direitinho… Maldito ((&$%/$/$&%)/& que me assaltou a casa quando eu mais precisava daquela porra… É melhor ir fumar mais um cigarrito para sossegar.”

5 Minutos e 1 cigarro depois:

“Eh pá. São 11:30. Tenho que ir dormir. Amanhã tenho aulas até tarde. Tenho de descansar!”

Moral da História: Não te recordes não do ritmo de estudo que vamos por um lindo caminho…

DO FIM-DE-SEMANA...

Fica um galo na testa resultante de uma tentativa de subir as escadas com a Leopoldina, 2 dvd's e um urso debaixo do braço.
Fica a imagem ridicula da mãe a correr pela casa nua, toda molhada assim que ouviu a queda.
Fica a carinha dele chorosa a dizer que já não queria o Nemo mais (o dvd que ía debaixo do braço) queria era o Piin (pinguin = Happy Feet).
Fica a irritação dele por estar a apalpá-lo a perguntar onde doia e ele já furioso apontava constantemente para a testa e dizia-me: "Mãiiii, dói é aqui!!!!"
Fica a dor de cabeça com que a mãe ficou com os nervos.
Fica uma tarde fria a dormirmos os dois agarradinhos nos sofá.
Fica o Happy Feet a dar na Tv enquanto comiámos cereais debaixo da manta juntinhos.
Fica a correria atrás dos pombos na baixa para os ver voar enquanto ria e gritava "mais".
Fica a certeza de que a felicidade não é mesmo um estado absoluto e supremo mas antes a junção de pequeninas coisas e momentos.

sexta-feira, novembro 23, 2007

TIME AFTER TIME

Fui às aulinhas. Foi uma sensação estranha passados tantos anos.

É engraçado como o tempo altera os nossos objectivos e perspectivas das coisas.

Há 15 anos, talvez fosse eu a miúda de míni saia a falar com um ar pseudo intelectual com o xavalo mais engatatão da turma.

Mas agora, eu estou mais para velho dos Marretas: sentadinha com a minha Comadre a comentar que a mocinha ainda tem menos dinheiro que nós que nem deu para o resto da saia e que se ela depender dos apontamentos ‘espertos’ dele, bem que vai demorar 20 anos a tirar o curso.

As nossas expectativas alteram-se radicalmente:

- Queremos efectivamente ir às aulas;
- As festas não são contempladas no nosso programa;
- Rapazes… Bem são isso mesmo, rapazes, e ao fim ao cabo já temos quem nos dê trabalho que chegue nesse campo;
- Comemos sopa no intervalo sem sequer ponderarmos a junk food;
- Qualquer folhita serve para escrever, sem nos preocuparmos muito com o aspecto do caderno ou da pasta;
- Sabemos efectivamente o nome dos professores e dos livros que devemos ler antes da época de frequências se aproximar;
- Sabemos ao que vamos e o grau de fantasia não é elevado.

É estranho mas ao mesmo tempo bom termos a oportunidade de observar a mesma situação mas de forma tão distinta.

Aos 17 anos, eu fui para a Universidade e ía mudar o Mundo e torná-lo melhor.
Aos 32 anos, vou para a Universidade e vou tentar melhorar o meu mundo. Tentar…

DUELO AO AMANHECER

Fiz uma daquelas coisas que só gaijas que não andam na vida de solteira e já têm distanciamento [e savoir-faire (gostaram desta?) próprio da idade] suficiente para ser estrategas num jogo de sedução conseguem fazer.
Mais fabuloso ainda é quando estamos a delinear a estratégia do sexo oposto. E ele ainda me pergunta: “Como é que tinhas a certeza de que isso ía resultar e que ela ía reagir dessa forma?” Elementar, meu caro Watson, elementar… “Mas como é que podias saber? Sabes mais do que dizes…” Sei! Sei o que 32 anos a ser gaija me ensinaram… Talvez seja um bom motivo…
O que ele não sabe é o que lhe acontece se ele fizer alguma asneira com ela. É que aí tem 32 anos de sacanice a virarem-se contra ele que é um consolo!

Tudo no seguimento disto

Adenda: E não é que ao pôr a estratégia em prática se descobre que o meu ‘protegé’ (esta também é bonita!) tem um adversário à altura? Agora além das intrigas de alcova, temos uma espécie de duelo ao pôr-do-sol em que nenhum dos actores sabe do papel do outro! E eu mais uma vez chego à conclusão que tenho uma imaginação muito fértil e uma vida muito mais rica do que se possa imaginar ao contemplar apenas a minha 'cortina' de pacata mãe de família!